PRODUTOS - Funcionamento


<< Voltar



Uma ventosa de tríplice função constitui-se de duas câmaras: uma com um orifício A bastante grande que permite grandes vazões de ar e trabalha com baixas pressões, a outra com um pequeno orifício B, que trabalha como uma ventosa simples realizando a eliminação do ar formado durante a operação das bombas.



Durante o enchimento da canalização, o volume de água cresce lentamente. O ar (a) escapa pelo orifício A com um volume equivalente à quantidade de água que entra na canalização.



Durante a operação das bombas, o ar (a) que se acumula na canalização é eliminado pelo orifício B, como na ventosa simples.



Durante o esvaziamento ou a ocorrência de uma depressão na canalização, o flutuador 1 desce sob ação do próprio peso, liberando a entrada de ar (a) pelo orifíco A.

Escolha da Ventosa de Tríplice Função

Faixa recomendada para seleção



Eixo X: Vazão de água da linha, l/s
Conhecida a vazão da linha e adotado um valor para o diferencial de pressão entre o interior da ventosa e a atmosfera no momento do enchimento ou esvaziamento da canalização (geralmente adota-se 3,5 m.c.a ou 0,035 MPa), obtem-se um ponto que indicará o tamanho da ventosa a ser utilizada.

Eixo Y: Sobrepressão ou depressão na ventosa em metros de coluna d'água.

 

A tabela a seguir permite uma escolha simples da ventosa tríplice função, considerando o enchimento da canalização a uma velocidade de 0,5 m/s.







 

 

Rua DR. Simão Kossobudski, 1759 - Boqueirão - Curitiba - PR
Fone/Fax: (41) 3286-6790 / 3286-3834 / 99266-0933